segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Ramada e muro com vasos (estudo)


Henrique César de Araújo Pousão
Ramada e muro com vasos (estudo), 1882
Óleo sobre madeira
36,5 por 16

Museu Nacional Soares dos Reis

Representação de um pequeno trecho de um pátio, com murete de canteiro, coluna e ramada. Nesta tomada de vista pouco comum, a composição é estruturada pela oblíqua do murete em baixo, que a atravessa quase na totalidade, as linhas verticais da coluna de secção quadrangular, ao centro, e uma outra oblíqua traçada pela ramada verde, em cima. A mancha verde salpicada de vermelho, que emerge desordenada do canteiro, preenche todo o centro da composição, chamando o olhar e criando o equilíbrio na composição. Os caules finos, verticais, acompanham a coluna e reforçam o seu papel estruturante, bem como o tronco encurvado que liga visualmente a mancha verde do canteiro em baixo com a da parreira em cima. O jogo da luz e da sombra faz-se na alternancia das paredes brancas iluminadas até ao limite, e a sombra clara, azul, projectada sobre elas. O branco recebe aqui o mesmo tratamento que em outras obras de Pousão (por exemplo Escadas de Capri, Inv, 100/81 Pin MNSR), texturado com empastamento leve da tinta, a evidenciar a orientação da pincelada, por contraste com as zonas de sombra onde os cinzas e azuis são fluidos, deixando lisa a camada pictórica. Esta obra faz parte de uma série de oito representações de aspectos de Capri, produzidas durante o ano de 1882, que têm em comum não só o formato, mas também genericamente um mesmo tema e, sobretudo, uma mesma abordagem à luz e à geometria das arquitecturas e ruelas do local

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